Blog

  • /
  • Blog /
  • O comportamento destrutivo dos cães
O comportamento destrutivo dos cães
images

Os cães gostam de explorar tudo ao seu redor, vem da natureza deles esse tipo de comportamento, eles utilizam o olfato e a audição para perceber o mundo à sua volta, e o focinho e a boca funcionam como instrumentos para sentirem o odor e a textura dos objetos, se situando no ambiente onde estão. O ato de morder funciona, mais ou menos, como o tatear que fazemos para identificar algo com as mãos, morder e cheirar são mecanismos que eles utilizam diretamente, seja com outros cães ou com os humanos, a fim de interagir e estreitar laços ou conquistar espaço e se defender.

É normal o cão querer morder as coisas, é até uma necessidade que eles têm, já que exercita a mandíbula e alivia a ansiedade, mas esse hábito pode sair do controle, trazendo grandes problemas para os tutores. O seu cão destrói tudo? O que fazer nesses casos? Filhotes são sempre os mais destruidores, mas adultos também têm esse tipo de comportamento, e apesar de ser muitas vezes "esperado", em muitos casos pode trazer alguns prejuízos, tanto financeiros, quanto emocionais. O importante é tentar identificar os motivos, agir na prevenção e tentar corrigir. 

Mas, por que isso acontece? O seu pet pode estar passando por algum problema físico ou psicológico, como o tédio, a falta de exercícios físicos, estresse ou ansiedade. Cães têm muita energia acumulada, e a falta de estímulos cria um gatilho para a destruição, pois são várias situações que podem causar estresse. Medo, ruídos, disputa por território e comida, dor, redução do espaço, entre outros fatores que podem resultar em comportamentos negativos.

Os cães são seres extremamente sociais, se eles são deixados por um longo período de tempo sozinhos, causa sofrimento e ansiedade, porque eles não gostam, têm medo e não entendem de imediato que seus tutores irão voltar. A idade do seu cão também influencia bastante, existe uma fase dos filhotes em que eles querem mastigar de tudo, durante a troca dos dentes que ocorre entre os 2 e os 7 meses de idade, eles são como crianças que colocam tudo na boca, descobrem o mundo assim, mordendo tudo que podem. 

Quando essas situações acontecerem, não vai adiantar se desesperar, nem punir imediatamente, pois o cão não vai associar que essa punição está relacionada à destruição, e vai gerar ainda mais estresse e ansiedade nele. Tente não demonstrar nervosismo e tome algumas medidas preventivas, porque depois que as causas são identificadas, fica bem mais fácil traçar um plano para acabar ou reduzir o comportamento destrutivo do seu pet. 

Comece garantindo que o cão se exercite o suficiente, tenha interação social, tempo de brincar e oportunidades para explorar ambientes. Forneça ao cão brinquedos mastigáveis, prefira os que o mantêm mastigando por longos períodos de tempo. O ideal é introduzir algo novo ou fazer um rodízio a cada dois dias, para que ele não fique entediado com os mesmos brinquedos sempre, e procure por brinquedos interativos que estimulem os sentidos e a curiosidade do pet. 

Através da educação, deixe claro quais são os objetos que não podem e os que podem ser mastigados. Repreenda caso você pegue o cão no flagra com algo, mas nunca utilize força física ou amedrontamento, a melhor forma é tirar o foco do objeto e oferecer algo em troca. Elogios são muito importantes também, assim ele começa a entender quais objetos são permitidos, o que ele pode ou não fazer.

Fique sempre atento à boa alimentação, ela precisa ser feita com rações de qualidade que se preocupam com a nutrição e a saúde do seu melhor amigo. As rações Nutrimais melhoram a qualidade de vida e aumentam a imunidade do seu pet, estimulando o desenvolvimento, diminuindo a presença de fatores frequentemente responsáveis pelas reações alérgicas e intolerância.

Comentários: