Blog

  • /
  • Blog /
  • Enriquecimento ambiental para cães e gatos
Enriquecimento ambiental para cães e gatos
images

O enriquecimento ambiental envolve implementar várias medidas para mudar o local no qual o pet vive, adicionando elementos que forneçam experiências que vão melhorar sua qualidade de vida. Existem vários tipos, e alguns dos principais são:

Alimentar

O foco é estimular o pet a enfrentar desafios para se alimentar, com obstáculos leves. Por exemplo, usar um comedouro em que a ração fica oculta e ele vai precisar encontrá-la, outra ideia é dar itens mastigáveis e petiscos com texturas diferentes para incentivar a mastigação e o paladar.

Cognitivo 

Estimula o raciocínio, o aprendizado, a memória e a capacidade de resolver desafios. Nesse caso, o pet manterá sua mente ativa e desenvolverá habilidades, para isso, é possível usar brinquedos, como bolinhas interativas, e definir um mini circuito de treinamento em casa.

Social

Incentiva a convivência do pet com humanos e outros animais para estimular sua confiança, com isso, ele poderá perder o medo e se tornar menos agressivo. O pet integrado em outro ambiente é uma prática recomendada desde a fase filhote, mas requer acompanhamento.

Físico 

Estimula a atividade física do pet e sua interação com o ambiente. Para isso, pode-se fazer esconderijos, obstáculos e desafios usando caixas de tamanhos diferentes, estruturas para escalar, substratos, como terra, grama e folhas, ou outras mobílias distintas. É indicado também mudar itens de lugar regularmente para o pet não ficar entediado.

Implementar o enriquecimento ambiental para os pets gera muitos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades, a diminuição da agressividade, maior estímulo dos sentidos, melhora de comportamento, regulamento de peso, redução de doenças, estresse, ansiedade, hiperatividade e transtornos. 

Algumas mudanças no local em que o pet vive e o acréscimo de objetos interativos podem melhorar o bem-estar do seu companheiro, além de colaborar para que ele se relacione melhor com você e com os outros, tornando a vida dele mais saudável e divertida. Por isso, vale muito a pena investir no enriquecimento ambiental.

Comentários: