Blog

  • /
  • Blog /
  • Fogos de artifício: saiba como proteger seus pets
Fogos de artifício: saiba como proteger seus pets
images

A queima de fogos de artifício é uma tradição comum em muitas culturas, especialmente em datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo. No entanto, esses eventos podem ser extremamente estressantes para os animais de estimação, que possuem uma audição mais aguçada do que os humanos e são mais propensos a ficarem assustados com barulhos altos.

Os sintomas de estresse em pets causados por fogos de artifício podem incluir tremores, latidos ou miados excessivos, desorientação, fuga, agressão e em casos mais graves, o estresse causado pelos fogos de artifício pode levar até a problemas de saúde, como: incontinência urinária, diarreia, problemas cardíacos e problemas respiratórios.

Para proteger seus pets dos fogos de artifício, é importante tomar algumas medidas preventivas:

1) Não deixe seu pet sozinho em casa durante os fogos de artifício. Se não tiver outra opção, deixe-o em um local seguro e confortável, longe das janelas e portas.

2) Se seu pet for medroso, procure um veterinário para conversar sobre a possibilidade de tratamento. Existem medicamentos que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade nos animais.

3) Treine seu pet para ficar calmo durante os fogos de artifício. Comece a treinar seu pet com antecedência, usando sons de fogos de artifício gravados.

4) Ofereça um ambiente calmo e relaxante para seu pet. Deixe-o em um local confortável, com comida, água e brinquedos.

Dicas mais específicas para proteger seu pet:

• Feche as janelas e portas para reduzir a entrada de sons e luzes.

• Coloque uma música ou um som ambiente para ajudar a abafar os barulhos dos fogos.

• Dê ao seu pet um lugar para se esconder, como uma caixa ou uma caminha.

• Ofereça petiscos e brinquedos para distrair seu pet.

Com um pouco de planejamento e cuidado, você pode ajudar seu pet a passar pela época dos fogos de artifício com mais tranquilidade e conforto.

Comentários: