Blog

  • /
  • Blog /
  • Dicas para ajudar seu pet na troca de dentes
Dicas para ajudar seu pet na troca de dentes
images

Entre o quarto e o sexto mês de idade, todo filhote de cão e gato realiza a troca dos dentes. Durante essa fase, o pet pode ficar seletivo para os alimentos ou até mesmo perder o apetite pelo desconforto causado pelos novos dentes, é normal também a presença de mau hálito e sangramento gengival. Mas essa fase é temporária, e separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nesse período.

Ofereça brinquedos macios para o seu pet

Dê preferência aos brinquedos de tecido ou plástico macio, isso vai ajudar seu pet a se distrair, além de amenizar o estresse e a coceira causados pelo nascimento dos dentes permanentes. Os brinquedos são mentalmente e fisicamente estimulantes e ajudam a satisfazer as necessidades emocionais e físicas do pet.

Evite brincadeiras mais brutas

As brincadeiras são muito importantes para os pets em todos os períodos da vida, assim como comer bem e dormir bem. Mas alguns tutores gostam de brincadeiras mais agitadas com seus pets, e nesse período da troca de dentes, o melhor é oferecer mais segurança e evitar brincadeiras que forcem a região dentária para que não cause mais dor. 

Fique atento à alimentação

Durante essa fase, pode acontecer do seu animal de estimação ficar mais sensível e irritado, e como já foi mencionado, ele pode até perder o apetite. Tenha um pouco de paciência, se no caso o alimento for seco e seu pet não aceitar, tente umedecer um pouco com água morna, assim fica mais fácil para ele mastigar. 

Leve seu pet ao veterinário

Observe bem seu pet nesse período e não deixe de levá-lo ao veterinário. Em alguns casos os dentes permanentes crescem antes do "dente de leite" cair, podendo acontecer uma dentição dupla, isso ocorre geralmente em raças menores de cães, e pode causar alguns problemas na mordedura. É aconselhável mesmo antes da troca dentária, que o seu pet tenha uma escovação periódica, evitando o acúmulo de tártaro e também uma perda precoce dos dentes.

Comentários: