Blog

  • /
  • Blog /
  • Melhora da demanda motiva alta dos animais de reposição em Mato Grosso
Melhora da demanda motiva alta dos animais de reposição em Mato Grosso
images

Nem as altas de preços dos animais de reposição afastaram os recriadores/invernistas dos negócios em Mato Grosso. A demanda vem melhorando no Estado, à medida que os pastos vão adquirindo vigor, já que as chuvas têm se regularizado. Isso tem motivado os pecuaristas a reporem os animais.

A procura por bovinos mais erados para engorda também tem aquecido o mercado. Embora este não seja o período típico de demanda para confinamento, algum volume já vem sendo negociado.

De qualquer maneira, a diferença entre a oferta e a demanda no Estado continua conduzindo os preços a patamares maiores. Em relação a janeiro, a cotação dos machos para reposição subiu 1,2%, na média das quatro categorias de bovinos anelorados.

Em um ano também houve valorização, de 8,2%, em média. Os destaques foram o garrote (9,5 arrobas) e o boi magro (12 arrobas), cotados hoje em R$1.570,00 e R$1.800,00, em média, respectivamente.

No mesmo período a arroba do boi terminado subiu 1,0%, ou seja, menos que os animais para reposição, afetando o poder de compra dopecuarista.

A relação de troca se estreitou. Atualmente, com o valor da venda de um boi gordo de 16,5 arrobas no Estado é possível comprar 1,41 garrote, frente a 1,53 em fevereiro do ano passado.

Os custos de produção estão maiores este ano, tanto para compra de insumos quanto para a reposição dos animais, o que exige cautela redobrada para o pecuarista que pretende repor os animais, principalmente para o aproveitamento de melhores oportunidades de negócios no momento da compra e venda.
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/

Comentários: