Blog

  • /
  • Blog /
  • Pecuarista distribui sementes de crotalária para combater a dengue em MG
Pecuarista distribui sementes de crotalária para combater a dengue em MG
images

Desde janeiro deste ano, o pecuarista Ludgero Sant’Anna, 62 anos, e sua família se dividem entre empacotar e distribuir sementes de crotalária em Buritis (MG). Após pesquisar na internet formas alternativas de combater omosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, encontrou na planta uma forma sustentável e relativamente fácil de adotar na região.

Sant’anna encontrou uma pesquisa realizada em 2010 no município de Sorriso (MT), que indicava o uso da leguminosa nas variedades  Juncea e Spectabilis para esse fim. “Comprei a semente de Crotalária, da variedadeSpectabilis, certificada e com alto índice de germinação de uma empresa credenciada em Goiânia (GO).  Adquiri cinco mil sacos plásticos  para fazer os sachês. Escrevi um texto explicativo e mandei imprimir cinco mil folhetos para distribuir junto. Montei uma linha de produção caseira, com ajuda de toda a família, para empacotar as sementes e grampear nos folhetos”, explica o pecuarista.

A crotalária atua como receptor dos ovos de vários insetos, entre eles a libélula e o mosquito Aedes aegypti. Durante a fase larval, larvas de libélulas se alimentam dos ovos e larvas do mosquito da dengue, impedindo que o inseto alcance a fase adulta e possa transmitir doenças. Embora a planta tenha apresentado resultados positivos, os demais cuidados, como evitar água parada, ainda devem ser mantidos.

Sem apoio estatal, as intervenções são feitas de casa em casa pela família Sant’Anna e tem germinado na população.  “Penso que se essa campanha evitar uma morte, uma internação ou um caso de dengue, já terá valido a pena”, afirma Ludgero.
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/

Comentários: